O que é uma pinda chinesa, para que serve, sua origem, os benefícios, como fazer as pindas chinesas passo-a-passo, como utilizá-las em tratamentos, vai conhecer alguns tipos, indicações, contraindicações, enfim, muita informação.

 Na área de estética e massoterapia, não só tratamos de beleza, mas também de saúde e as pindas chinesas também podem ser consideradas saúde.

 

O que são pindas chinesas e qual sua origem

A tradução para o português é "esferas de pressão de ervas". Basicamente uma compressão de ervas. Para cada compressa, é escolhida uma combinação de ervas conforme o problema a ser trabalhado.  Essas ervas são agrupadas dentro das pindas, de acordo com as antigas receitas, cozidas no vapor e colocadas diretamente na pele para aliviar dores musculares e inchaço.

pindas chinesas

Muito se especula a respeito da origem. Apesar do nome “chinesas”, as literaturas nos trazem o seu desenvolvimento na Índia, através da filosofia médica indiana antiga, a Ayurveda. Mas ficou mais difundida no mundo após ter sido introduzida na Tailândia, pelos próprios monges da Índia.

mapa da tailandia

Alguns estudiosos acreditam que a massagem com ervas foi introduzida pela primeira vez na Tailândia por monges da Índia, que estabeleceram os primeiros mosteiros budistas na Tailândia em torno de 200 aC. Outros acreditam que se originou da medicina popular rural e foram transmitidos de boca em boca através de uma cadeia de mestres ininterruptos, ou através de manuscritos secretos que mudaram de mãos de professor para aluno.

Essa prática de cura tailandesa, conhecida como terapia de compressão herbal, remonta cerca de 5.000 anos, para uma época em que o conhecimento das plantas, incluindo seus efeitos através da ingestão ou aplicação no corpo, foi minuciosamente pesquisado e foi passando de uma geração para outra.

Esta terapia herbal foi projetada inicialmente para aliviar a dor e a inflamação. Uma seleção de ervas terapêuticas, incluindo gengibre, açafrão e funcho, são envoltos em uma compressa de musselina (panos utilizados para fazer cortina durante essa época), vapor e, em seguida, aplicados ao corpo em movimentos suaves, circulatórios e rolantes.

GENGIBRE

gengibre

CÚRCUMA

cúrcuma

FUNCHO

 

funcho

A popularidade que essas compressas de ervas ganharam foi principalmente devido à sua facilidade de adaptação - o tratamento não é caro nem complicado, mas é eficaz. Por esta razão, tem o poder de transcender as barreiras sociais. Nos tempos antigos, foi usado pela realeza tailandesa em tratamentos elaborados e por soldados por dores e dores depois de retornar da batalha.

Esta terapia de compressas mantém sua popularidade na Tailândia até hoje e é oferecida em todo o país - desde estabelecimentos de massagem e lojas até spas de alta qualidade. Incluindo também a Escola de massagem tailandesa tradicional no templo de Wat Pho em Bangkok. 

É importante destacar que as ervas fazem um papel fundamental, por isso devem ser bem selecionadas.

Você pode conferir no nosso EBOOK quais ervas são mais indicadas para receitas de pindas chinesas. Você só precisa preencher esse formulário: