Dosagem, o nicotinato e o emagrecimento, e texturas cosméticas apropriadas

A respeito da dosagem do nicotinato de metila

 

Existem regras, definidas pela Anvisa a respeito da concentração do ativo em cosméticos. Existem muitas informações incorretas no mercado, ou fontes que esquecem de utilizar corretamente a vírgula para demonstrar o percentual de nicotinato em seus produtos, induzindo o consumidor ao erro e levando-o a acreditar que um produto pode ser hiperconcentrado.

 

O máximo permitido pela Anvisa é de 0,2%. Cuidado com números errados, tratando em 2%, essa dosagem de nicotinato poderia causar sérias irritações, tanto na pele quando nos olhos. Utilizando a dosagem máxima, de 0,2%, o produto causará vermelhidão e eritema intenso na pele. A sensação de queimação é forte.

 

Veja uma demonstração visual para melhor entendimento, levando em conta que estas imagens são relativas à reação de uma pessoa após 10 minutos da aplicação. Cada organismo responde de forma diferente aos percentuais de nicotinato.

   

fases do nicotinato

Quase imperceptível, leve sensação de formigamento, sem sensação de calor no local

Vermelhidão na média intensidade, leve sensação de queimação, suave calor no local

Vermelhidão intensa, forte sensação de queimação e pinicação, calor mediano no local



Nicotinato de metila emagrece?

Uma das principais perguntas a respeito deste princípio ativo é se nicotinato de metila emagrece, assim como se é bom para celulite ou se é bom para estrias.

Vamos ver logo a seguir as combinações do nicotinato com outros ativos. Ele, sozinho, não possui poder lipolítico, e também não de tratar estrias. Porém, o seu uso com outros princípios ativos em conjunto favorece e multiplica o resultado de outros ativos para estas finalidades.

 

Então como usar o nicotinato de metila?

Existem diversos produtos no mercado, vamos tratar de cada tipo de base cosmética:

 

CREMES

Apresentados mais comumente como as descrições: creme termogênico, creme hiperemiante ou creme com nicotinato de metila.

textura creme

Mais utilizados com o objetivo de deslizar, deve sempre estar acompanhado de óleo vegetal como o de semente de uva ou o óleo de soja em sua composição, para auxiliar no deslizamento. 

Não é indicado estar acompanhado de óleo mineral, pois reduz sensivelmente seu principal benefício que é o de produzir permeação cutânea para os outros ativos. 
Deve sempre estar acompanhado de diversos outros princípios ativos indicados para celulite, redução de medidas e flacidez, dessa forma os resultados serão sempre os melhores que o ativo pode promover

GÉIS 

É pouco comum, mais encontrado como gel termoativo com nicotinato de metila. 

gel textura

A forma cosmética de apresentação gel não é muito comum pois normalmente o gel é utilizado como condutor de corrente para equipamentos de estética. O nicotinato de metila tem contraindicação de uso com equipamentos com corrente elétrica, pois podem potencializar o calor que o próprio ativo já promoveu na pele.



LÍQUIDOS 

Podemos encontrar sob as nomenclaturas de líquido, fluido térmico, spray com nicotinato de metila, entre outros parecidos.

 

liquido textura

A principal vantagem desta forma de apresentação é a rápida absorção do líquido pela pele em relação a cremes. Então, sempre será indicado a aplicação deste produto antes de um procedimento de massagem. No caso de DLM, apenas nos locais onde se deseja a hiperemia, regiões mais acometidas por celulite. Indicado o uso com ativos desintoxicantes, que aproveitem a capacidade de aumento da circulação do nicotinato, para auxiliar na eliminação das toxinas.