De onde vem, para que serve, curiosidades e mecanismo de ação

Tudo sobre nicotinato de metila

Nesse post você pode aprender um pouco mais sobre o tão falado e usado nicotinato de metila. Desmistificá-lo, entender seu uso, contraindicações, combinações, tratamentos, bases cosméticas mais compatíveis e mais.

Vamos começar com o mais básico para poder evoluir ao longo da explicação. 

O que é nicotinato de metila e para que serve

Uma das principais dúvidas a respeito do nicotinato de metila é a sua origem. Nicotinato de metila é um componente volátil natural de algumas plantas como o morango silvestre, a carambola e a graviola.

MORANGO SILVESTRE

Fragaria vesca LRosaceae


morango silvestre

CARAMBOLA

Averrhoa carambola L, Oxalidaceae
carambola

GRAVIOLA

Annona muricata L, Annonaceae

grabiola

fórmula Quimicamente falando, o nicotinato de metila é o éster do álcool metílico, ou seja, o produto da hidrólise do éster do ácido nicotínico e da nicotinamida. A nicotinamida nada mais é do que a Vitamina B3, uma vitamina do complexo B, requerida pelo corpo na formação de algumas coenzimas.

Esses dois componentes também se encontram livres na natureza, porém, sempre em pequenas doses, por exemplo: 

o ácido nicotínico está ligado principalmente às macromoléculas das plantas; 

a nicotinamida é um dos componentes da NADP, falando em termos leigos, é o componente que “carrega” o hidrogênio durante a fotossíntese das plantas

Agora, quimicamente esclarecido, vamos abordar algumas questões curiosas...

O nicotinato é largamente utilizado na indústria cosmética, com apelos para celulite, gordura localizada, flacidez e ainda outros tratamentos na estética. Mas, além dos cosméticos, também serve para outras finalidades, em outras indústrias, veja:

- Em produtos alimentícios: como saborizador em bebidas e alimentos;  icone comida icone bebida

- Na medicina: é utilizado como vasodilatador periférico em produtos antiirritantes,  para dor muscular após esforço e contra dores reumáticas;  medicina icone

- Na medicina veterinária: em diversos produtos para aumento da circulação, produtos para tratamento de doenças respiratórias, doenças de ordem vascular e inclusive cãibras em cavalos. ícone medicina veterinaria

Curiosidades a parte, nosso assunto é cosmético, então as principais propriedades estão ligadas aos benefícios na estética. A indicação do nicotinato de metila é mais comum em tratamentos de celulite, devido ao aumento da circulação.

Como age o nicotinato de metila, qual o seu mecanismo de ação?

O nicotinato é um potente agente hiperemizante, rubefaciente e vasodilatador. O que significa tudo isso e por que é usado em tratamento para celulite?

O principal mecanismo de ação do nicotinato é promover uma dilatação dos vasos sanguíneos por um tempo determinado. Se inicia por volta de 5 minutos após a aplicação, atingindo dilatação máxima entre 15 e 30 minutos, mantendo-se por pelo menos 60 minutos e diminuindo em até 2 horas. 

A ação do nicotinato de metila possui como consequência natural o aumento expressivo da circulação cutânea com extravasamento de sangue nos capilares periféricos localizados na derme e junção derme-epiderme.

derme e epiderme

Esse extravasamento, efeito natural do nicotinato, fica visível sobre a pele pelo efeito rubefaciente imediato, ou seja, a pele fica bem vermelha e quente. Após o tempo máximo de 2 horas, a pele volta ao normal, dissipando a vermelhidão e o calor.

Existe também a sua ação contra dor.  A vermelhidão e o calor produzidos na pele quando o nicotinato é aplicado, forma um gatilho mental. Esse gatilho distrai o cérebro da dor original e, portanto, reduz a percepção da dor.

Então, depois de toda essa explicação sobre o aumento da circulação, o entendimento sobre a atuação na celulite fica mais fácil. Veja na ilustração abaixo, a diferença entre um tecido com e sem celulite. Uma das principais alterações é a circulação estrangulada, ou seja, o aumento do tamanho dos adipócitos (células de gordura) comprime as veias, criando pequenos estrangulamentos e nesses pontos, a circulação fica comprometida.

anatomia da pele

Como uma das principais ações do nicotinato é a dilatação dos vasos, ele contribui bastante para a melhora do quadro.

ponto de exclamação É importante destacar que sempre, o conjunto completo promove resultados mais eficientes: 
EXERCÍCIOS + ALIMENTAÇÃO ADEQUADA.