Evolução dos Cosméticos Naturais:

cosmeticos naturais

Para falar de cosméticos naturais é fundamental entender como e onde tudo surgiu, e como vem sendo o processo de evolução dentro dos cosméticos naturais, orgânicos e veganos, a nova tendência de cuidados com pele sem agredir o meio ambiente e os animais. É fundamental estarmos antenados a esse novo conceito de cosméticos naturais.

linha-do-tempo-cosmeticos

A arqueologia hoje nos conta que os cosméticos estão presentes na terra há mais de 30.000 mil anos a.c, na pré-história, quando os homens das cavernas usam cascas de árvores e a seiva das folhas esmagadas no orvalho para pintar o corpo, essa técnica servia para se camuflar no momento da caça e acreditavam que a tinta feita a partir das plantas servia para afastar os maus espíritos. 

3.000 mil anos a.c, era Cleópatra a precursora da beleza e da moda. É nessa era que inicia-se então as primeiras formulações de cosméticos naturais com intuito de embelezar e rejuvenescer. Cleópatra tinha o costume de se banhar sobre o leite de cabra e cera de abelhas, para manter a pele macia e hidratada. Uma curiosidade sobre a essa época é que os faraós eram enterrados com seu kit de cuidados, pois acreditavam que poderiam utilizar de seus creme e poções de beleza em outra vida.

Na era romana em 180 d.c, o médico Claudius Galen inicia uma série de estudos sobre composições e possíveis fórmulas para cosméticos, criando assim o primeiro creme corporal a base de cera de abelha. 

Idade média 476 d.c, conhecida como idade das trevas na Europa, o rigor religioso do cristianismo reprime o uso de cosméticos e todos os demais cuidados com a beleza e a higiene. 

Chegando à idade moderna no século XV, era do renascimento, a religião perde sua força e artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo retratam o real valor da beleza feminina, e novamente o uso de cosméticos ganha força entre as mulheres. 

Século XIX, idade contemporânea, devido à alta popularidade dos cuidados com a beleza, surgem as primeiras fábricas voltadas para o estudo e preparação de cosméticos em países como Estados Unidos, França, Japão, Inglaterra e Alemanha. 

O grande salto tecnológico veio no século XX e uma das maiores revoluções dessa era foi o desenvolvimento da nanotecnologia dentro dos cosméticos, a nanotecnologia promove resultados mais efetivos na pele. Outro ponto bem importante nesta era foi o descobrimento de novas matérias primas extraídas diretamente da Amazônia, desejadas no mundo inteiro.

Finalmente chegamos ao século XXI e maior desafio desta era são os consumidores. Estão cada vez mais exigentes na escolha de seus cosméticos, a preferência dos atuais consumidores é por cosméticos naturais, orgânicos e veganos, que possuem resultados mais efetivos e em menor tempo. Toda essa preferência por cosméticos naturais de verdade vem sendo fomentada pela conscientização da forma de como os antigos (e ainda vários atuais) cosméticos eram fabricados, por um excesso de industrialização.

O uso de substâncias nocivas como chumbo e bórax vem sendo reduzido, pois já existem diversos estudos provando o mal que fazem à saúde. E já estamos em um novo momento, demonstrando que outras substâncias largamente utilizadas em cosméticos e artigos de higiene pessoal também provocam males mais agressivos, como câncer, que é o caso dos parabenos. Nessa mesma tendência, estão sendo cada vez menos utilizadas substâncias como óleo mineral e silicones derivados de petróleo, essências sintéticas, corantes artificiais, e ainda, metais pesados, substâncias essas que em contato com a nossa pele causam inúmeros malefícios, e cada dia o consumidor está atento aos rótulos de cosméticos validando todas as informações para escolha correta de cosméticos naturais de verdade.

Por que optar por cosméticos naturais?

por que optar por cosmeticos naturais

O termo “Cosméticos Naturais” é, normalmente associado à característica “ambientalmente amigável” e à utilização de componentes naturais, orgânicos ou veganos. São produtos e iniciativas conscientes, que respeitam a natureza e levam em consideração os impactos de sua produção.

Cosméticos naturais são compostos por elementos extraídos da natureza, plantas, árvores, flores e frutas, todas essas opções de composições que a natureza oferece são transformados em ativos potentes que nutrem a pele de dentro para fora, podendo ser transformados em manteigas, extratos vegetais, ceras, óleos essenciais assim são formado os cosméticos naturais.

Qual a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos?

qual a diferenca entre cosmeticos naturais e veganos• Cosméticos naturais: Os cosméticos naturais são aqueles compostos em grande parte de ingredientes naturais, não é obrigatório a presença de ingredientes orgânicos, não pode conter derivados de petróleo, corantes sintéticos,  mas que podem conter matéria-prima derivada de animal. O processo de fabricação deve ser sustentável, com o mínimo de impacto ambiental e não pode ser testado em animais.

• Cosméticos orgânicos: Os cosméticos orgânicos são aqueles formulados com ingredientes orgânicos, sem agrotóxico, sem adubos químicos, sem derivados do petróleo, mas que podem conter matérias-primas derivada de animal e alguns sintéticos, salvo algumas restrições. O processo de fabricação deve ser sustentável, com o mínimo de impacto ambiental e não pode ser testado em animais. Requer certificação e comprovações.

• Cosméticos veganos: Para um cosmético ser considerado vegano, ele não precisa ser natural ou orgânico, mas não deve conter ingredientes de origem animal como mel, leite ou lanolina, nem ter sido testado em animais, mas pode utilizar produtos químicos.

Ingredientes proibidos em cosméticos naturais:

• corantes sintéticos;

• fragrâncias sintéticas;

• derivados do propileno;

• amônia;

• silicones e petrolatos;

• conservantes sintéticos;

• dietanolamidas;

• ingredientes testados em animais ou providos do sofrimento de

• animais;

• organismos geneticamente modificados.

Como os cosméticos naturais funcionam na parte fisiológica?

como funcionaA pele é o maior órgão do corpo humano e um dos mais complexos, pois cabe a ela a principal função de proteção contra o ambiente externo, a pele possui o papel de controlar as funções sensoriais, regulação térmica, cuida do fluxo sanguíneo e é responsável pelo monitoramento da hidratação do nosso corpo. O uso de cosméticos naturais permitem que a pele absorva os nutrientes combinados para necessidade dessa pele, cosméticos naturais possuem maior permeabilidade na pele, proporcionando total nutrição, hidratação para todos os tipos de peles, com resultado naturalmente eficaz.

Cosméticos Naturais dão maiores resultados na estética?

cosmeticos naturais dao resultado na estetica Sim, cosméticos naturais promovem maiores resultados na pele, pois em sua fabricação não existem  substâncias como parabenos, silicones e essências sintéticas, pois essa substâncias em contato com a pele promovem uma necessidade de reação dos organismo a “substâncias estranhas à natureza”, precisando processar e se desintoxicar destas substâncias para que somente depois disso os ativos façam efeito e assim, o cosmético com formulação tóxica promove menor resultado, deixando de alimentar a pele com a devida atenção que merece.

Cosméticos Naturais o novo estilo de vida!

Essa é a tendência que irá permear por muitos e muitos anos. A Raaz desenvolve amores que alimentam nossa pele. Cada família de produtos Raaz tem sua particularidade para cuidar de todos os tipos de pele, e é isso que torna cada família de amores única. A Raaz pensa verde e quer compartilhar dessa mesma visão com você profissional da área da estética e consumidor de cosméticos naturais. Buscamos na natureza ativos que tratam nossa pele de fora para dentro, oferecendo cuidados essenciais com você, respeitando a natureza e promovendo beleza diariamente.



Todos os produtos da Raaz Cosméticos são livres de:

selos verdes da raaz

• Silicones; 

• Parabenos;

• Óleo Mineral;

• Corantes artificiais;

• Essências sintéticas;

• Embalagem reciclável;

• Matéria-prima não poluente;

• Somos contra teste em animais.

alimente sua pele

Raaz saúde e bem estar!

Preencha os dados abaixo e baixe catálogo de amores Raaz.